quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Acordo entre Microsoft e ITI reforça segurança na web

Um acordo de cooperação técnica entre Microsoft e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), fechado nesta quarta-feira (25/11), vai reforçar a segurança das transações realizadas na internet. Pela parceria, a navegação com o browser Internet Explorer passará a ser autenticada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) - certificado digital que garante a autenticidade de websites.

A certificação brasileira será incluída no Windows Vista e XP a partir do próximo pacote de atualização que sairá em dezembro deste ano. Assim, ao baixar o patche para o sistema operacional da Microsoft, o usuário já passará a se beneficiar do recurso de segurança, informa Renato Martini, diretor presidente do ITI.

Martini conta que na hora de acessar um site, muitos visualizam mensagens informando erro de segurança no certificado da página e perguntam se o usuário quer continuar. O que leva vários internautas a fechar o site sem concluir a transação. Com a inclusão da ICP-Brasil, esse problema não deve acontecer garante o presidente do ITI.


Próximos acordos

O ITI negocia acordo no mesmo modelo para levar a certificação ICP-Brasil para outros navegadores. O órgão está em conversação com a Mozilla para incluir a tecnologia no Firefox. Há também a intenção de fechar acordo com o Google para levar o certificado brasileiro para o Chrome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBSN: Internet Blog Serial Number 20-0919-82-19