quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Roubo de Informação

Uma pesquisa realizada na Cyber-Ark Software, empresa da área de gerenciamento de identidade, apontou que um a cada quatro funcionários de escritórios roubaria dados da companhia na qual trabalha se soubesse que isso ajudaria um amigo ou parente a manter um emprego.

O estudo indicou também que quatro em cada dez trabalhadores pesquisados já pegaram dados da companhia. O meio preferido para o transporte de informações é memória flash USB, mais conhecida como pen-drive.

Segundo o levantamento, 26% dos respondentes roubariam dados se fossem despedidos, enquanto 24% pegariam informações se ouvissem rumores de que o emprego está em risco. Dos que admitem que roubariam dados, 28% usariam as informações para negociar uma nova posição. Quase 25% dos entrevistados roubariam detalhes de contratos de consumidores, enquanto 11% sequestrariam senhas.

Segundo o vice-presidente de produtos e estratégia da Cyber Ark, Adam Bosnian, a responsabilidade de proteger dados de clientes é do empregador, ainda que trabalhadores comprometam sua ética para salvar o trabalho. “As organizações devem se preocupar em fazer melhorias no modo como monitoram e controlam acesso a banco de dados, redes e sistemas – mesmo aquelas onde só usuários privilegiados têm acesso.“

O resultado desta pesquisa nos dá uma noção de quanto é importante uma política de informação bem elaborada para que este tipo de "delito" não aconteça ou que pelo menos diminua.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

IBSN: Internet Blog Serial Number 20-0919-82-19